Inicial > Informações > Avisos

Avisos

Prezados

1- AUSÊNCIA DO TR NA PARTE DA TARDE DO DIA 21.05.2011

Como a renovação da bolsa do PVS não é garantida para o próximo ano e com o objetivo de garantir uma excelente oportunidade para o ano de 2012, realizei inscrição para seleção de tutores da graduação do CEDERJ. Desse modo, solicitei autorização para modificar o horário do polo no próximo dia 21, data de aplicação da prova de conteúdo (dia 21.05, às 13h e 30min). . A proposta de mudança da grade de horários SOMENTE para o dia 21 de maio foi autorizada. A grade está AQUI.
2- RECONFIGURAÇÃO DAS TURMAS

Como haverá a reconfiguração das turmas, procure o seu Tutor Orientador e solicite a ele permanência ou troca de sala.

3- PRÓXIMA AULA DE LÍNGUA PORTUGUESA

Faremos exercícios sobre Semântica dos Modos e Tempos Verbais.

4- AVISOS DA DIREÇÃO:

AVISOS AOS ALUNOS DO PRÉ-VESTIBULAR SOCIAL EM 20.5.2011

1.      A partir das 8h do dia 22.5 até as 23h59m do dia 26.5 os alunos poderão participar do Simulado On Line de Redação.  O banner com o link estará disponível na página principal do site do PVS no item DESTAQUES.

2.      O Resultado do PVS Intensivo será divulgado no site no dia 03 de junho, 18h, quando os selecionados e os em lista de espera deverão CONFIRMAR interesse no mesmo site.

3.      Em alguns pólos haverá necessidade de reconfiguração das turmas para que os novos alunos do Intensivo possam ser integrados ao PVS. Pedimos a compreensão dos atuais alunos.

4.      Vestibular Cederj 2011-2

Inscrições até 21 de maio

5.      UFF 2012   
Isenção
até 25/5 Envio de documentação pelos Correios em carta registrada com aviso de recebimento
25 e 26/5 Entrega da documentação nos postos de coleta da UFF – Campus do Gragoatá, das 9 às 16h (para quem não enviar pelos Correios)

6.      Enem 2011

Inscrições de 23/05 até 10/06
Provas nos dias 22 e 23 de outubro

Mais informações: http://www.inep.gov.br/enem/

7.      UERJ/UEZO/CBMERJ/PEMERJ/Estadual

1º Exame de Qualificação

A partir de 24/05/2011 Emissão do Cartão de Confirmação de Inscrição
25/05 a 27/05/2011 Retificação de dados (se necessário)

2º Exame de Qualificação
Isenção
14/06 a 16/06/2011 Solicitação de isenção do pagamento da taxa de inscrição

14/06 a 17/06/2011 Entrega do Requerimento de Isenção e da documentação comprobatória (cursos pré-vestibulares populares, comunitários ou similares)

05/07/2011 Divulgação do resultado do processo de isenção

Ver Edital em

http://www.vestibular.uerj.br/portal_vestibular_uerj/arquivos/arquivos2012/1_eq_2012/isencao/edital_isencao.pdf



Atte.,

Bruno (TR)

Orientação Vocacional – Testes

Futuro. Quem pode imaginar o que se passará nele? Aos 17, 18 anos então, é que se imagina milhões de possibilidades de futuro pessoal. É aí que está uma das grandes dúvidas da grande maioria dos jovens (e talvez a questão mais difícil do vestibular): “Que curso fazer?”. Esta é uma escolha decisiva, que vai determinar o que você fará nos próximos anos de sua vida e mais, irá dizer qual a sua função no mundo.

Momento crítico, estresse de todos os lados, pressão absoluta. É muita coisa para alguém tão jovem. É por isso que o número de abandonos e transferências de cursos em universidades no Brasil continua crescendo. Cada vez mais jovens e imaturos, os estudantes ingressam em cursos que não conhecem direito, desistem e ficam “pulando de galho em galho” até descobrirem o que querem realmente. O processo acaba acontecendo na ordem inversa da natural, onde primeiro eles “praticam” o curso para depois conhecê-lo e saber se é isso ou não o que querem.

Orientação

Essa é a importância de uma orientação profissional. Antigamente, no Brasil, as escolas realizavam durante os anos pré-vestibulares, testes vocacionais com os seus alunos. Aquele era o momento da análise, das opções, para depois fazer uma escolha. Hoje em dia, os testes vocacionais são realizados em poucas escolas particulares ou acabam sendo muito caros, o que limita o acesso de estudantes de baixa renda.

Esses testes não determinam o que você DEVE fazer, mas ajudam a delimitar a área de atuação mais favorável do indivíduo. Assim, a gama de opções de profissões se restringe àquela área, tornando mais objetivo o trabalho de orientação. Mas é claro que estas áreas de atuação são muito relativas. É preciso levar em conta que as profissões podem se combinar de várias maneiras, misturando várias ciências. A orientação vocacional é um processo de autodescoberta do jovem, que se sente perdido e sem norte. Para casos mais sérios, aconselha-se não só o teste em si, mas o acompanhamento com um psicólogo, pois os testes são padronizados, mas, as pessoas são diferentes.

Teste vocacional

Geralmente, os modelos de testes vocacionais visam medir interesses, aptidões, a personalidade e a inteligência do jovem. São avaliadas ainda as suas habilidades, o seu nível de percepção, o raciocínio e a memória. É considerado também o lado pessoal, o equilíbrio mental e emocional, as angústias, os conflitos e as rivalidades da pessoa. Isso por meio de avaliações estruturais, dinâmicas e outros métodos. Além disso, são feitas entrevistas com o jovem e os pais, onde é feita a análise das situações rotineiras da família, o histórico cultural e familiar e os relacionamentos sociais que os envolvem.
Todavia, uma boa orientação não pode se prender apenas a testes vocacionais, pois eles podem generalizar o comportamento dos indivíduos.

Serviço
Alguns sites que oferecem serviço de orientação vocacional on-line:
www.oportaldosestudantes.com.br/testevoc.asp
www.colegio24horas.com.br/ogloboestagio/teste.asp
www.carlosmartins.com.br/testevocacional.htm

Fonte: Brasil Escola

www.oficinadoestudante.com.br

Como está sua fase pré-vestibular?

A orientadora de carreira Daniela Leluddak fala aos leitores do portal do cursinho pré-vestibular Oficina do Estudante sobre a chamada de TPV, a tensão pré-vestibular, e como lidar com lidar com ela. A coach escreve quinzenalmente sobre assuntos relacionados ao vestibular.

Qual é o seu estado depois de ter escolhido o curso que estará concorrendo no vestibular?

Perguntas como essas podem te auxiliar a passar por este período, sabendo do que se trata e criando formas para controlar e mediar às reações advindas desta fase.
Esse texto é destinado tanto para os vestibulandos como para as famílias que os estão acompanhando, como também, para os professores que os preparam para o vestibular.

Chamada de TPV, a tensão pré-vestibular pode manifestar-se de diversas formas e sintomas, como por exemplo: alterações no humor, nervosismo, medo, ansiedade, insônia, tensão muscular, agressividade, tremores, dores de cabeça, náuseas, na respiração, apetite, na convivência com os demais, dentre outros.
Saber desses sintomas pode auxiliar o vestibulando e as pessoas que estão a sua volta a entender que tais reações advêm deste período de alta pressão e de ansiedade, por natureza.

Com essa citação não queremos estimular que reações mais agressivas e descontroladas devam ser aceitas e toleradas, pois, de fato, têm estudantes que exageram sim, no entanto, é importante entender para uma melhor convivência consigo e com a fase, bem como com os outros. E é de se esperar que uma pessoa nessa situação tenha dificuldade para se concentrar, raciocinar, conviver, expressar-se, tanto na fase pré-vestibular quanto no momento da própria prova.

Saliento muito nos meus artigos a necessidade de os estudantes se entenderem mais em relação as suas reações diante das pressões, da incerteza, da dúvida e por aí vai. Uma vez que você possa compreender-se mais, algumas sugestões podem ser úteis para aliviar o estresse desta fase.

Segundo Gilvanise Vial (1), psicóloga e orientadora profissional, ela salienta a necessidade de analisarmos três aspectos que merecem atenção e, consequentemente, um plano de ação quando estamos nessa fase; que são o aspecto intelectual, físico e o psicológico.

No tocante a parte intelectual, é importante que você entenda que estar nessa fase pré-vestibular tem um pré-requisito; é o seu preparo para o momento do vestibular através dos estudos, do interesse nas aulas, enfim, no preparativo técnico para as provas que irão selecioná-lo para ingressar no ensino superior. Segundo a psicóloga, é importante que você tenha se preparado com afinco e dedicação, e que tenha reservado boa parte do seu tempo para reforçar os conteúdos vistos em sala de aula e que isso seja uma rotina no seu dia a dia.

Diante dessa colocação, o que fica claro é que não existe milagre e, é esperado que você, estudante, tenha se preparado e ainda esteja se preparando.

Sendo assim, avaliando agora o estado psicológico; é importante entender que o estresse faz parte, sendo fundamental que você acredite em você mesmo e que procure manter o controle diante do que pensa, quer e almeja.

Analisando sobre o aspecto físico; é relevante, como já colocado em muitos dos meus artigos, que você crie uma rotina também para o descanso diário, reservando um tempo para desanuviar a cabeça, escutando música, enfim, fazendo o que gosta. De novo, reforço que o momento é de descoberta. Você, nessa fase, tem a chance de se descobrir mais diante dessa “loucura estressante” que é a rotina pré-vestibular, por isso, observar-se no que você gosta, aprecia e motiva pode lhe auxiliar na fase em questão.
Complementando com a questão espiritual; segundo os praticantes de ioga, eles sugerem que você procure observar-se e que aprenda a controlar sua respiração, observando seu corpo e buscando relaxar diante dos momentos de tensão, alegando que isso dá bons resultados, levando-o a aprender, a meditar e controlar o espírito.

Isso é estranho para você? Para muitos estudantes isso não é mais estranho, mas sim um caminho que os têm ajudado a superar o momento que se apresenta.

Para analisar esses fatores, como outros que podem estar interferindo negativamente na fase em questão, são relevantes que você possa conversar com pessoas próximas, bem como com os profissionais que o auxilie em questões mais específicas, como: orientadores profissionais, acupunturistas, fisioterapeutas, nutricionistas, dentre outros.

Como já foi mencionada, a equipe da Caddan Brasil está à disposição de vocês para auxiliá-los. Por isso, caso seja oportuno, divida suas questões conosco, estamos aqui para ajudar vocês.

Sucesso sempre e até a próxima!
(1) Gilvanise Gulicz Vial, Psicóloga e Orientadora Profissional. www.portalvocacional.com.br
Daniela Leluddak www.caddanbrasil.org.br
Oficina do Estudante, o Cursinho de Campinas que mais aprova nos vestibulares da Unicamp, Fuvest, Unesp, UfSCar e Unifesp.

www.oficinadoestudante.com.br
Anúncios
Categorias:Informações
  1. Nenhum comentário ainda.
  1. No trackbacks yet.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: