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Coletânea de questões sobre coesão textual (referencial).

CEDERJ- Pré-vestibular Social
Polo : CCO (Caxias)
Disciplina : Língua Portuguesa

 

Texto 1

      “Conforme envelhecemos, o cérebro se reorganiza e passa a agir e pensar de maneira diferente. Essa reestruturação nos torna mais inteligentes, calmos e felizes”, diz a americana Barbara Strauch, autora de O melhor cérebro da sua vida. O livro, recém-lançado no Brasil pela editora Zahar, reúne argumentos que fazem a ideia de envelhecer – sobretudo do ponto de vista intelectual – bem menos assustadora do costuma ser.
A nova ciência do envelhecimento, retratada por Barbara, conseguiu decifrar o caráter das mudanças por trás de percepções aparentemente contraditórias. Os pesquisadores aproveitaram a popularização das técnicas de ressonância magnética – nos últimos 15 anos, o número de estudos aumentou dez vezes – para flagrar o cérebro em pleno funcionamento. Eles descobriram que, sim, há um desgaste natural das células nervosas como se pensava. Mas ele é localizado e circunscrito, assim como seus prejuízos à mente.
Um estudo feito pela equipe do neurocientista americano John Morrison, da Escola de Medicina Monte Sinai, em Nova York, analisou o que acontece com alguns pequenos botões localizados no corpo dos neurônios. Eles ajudam a captar as informações. Os cientistas descobriram que apenas um tipo desses botões sofre com o envelhecimento. São os menores, envolvidos no processamento de novas informações – onde parei o carro, onde estão as chaves ou como chama a nova namorada do meu amigo? Quase 50% desses receptores perdem a atividade. Mas outro tipo, encarregado de lembrar de grandes acontecimentos e de informações enraizadas em nossa mente, como habilidades profissionais, não sofre dano algum.
Se alguns neurônios podem ser danificados pelo tempo, há outros – até mesmo regiões inteiras do cérebro – que passam a funcionar melhor. “O raciocínio complexo, usado para analisar uma situação e encontrar  soluções, é aprimorado”, diz o psiquiatria Gary Small, diretor do Centro de Envelhecimento da Universidade da Califórnia em Los Angeles.

(Como a idade faz nosso cérebro florescer. In: Veja. 04/07/2011, com adaptações)

 

01. (Consulplan)
Com relação às ideias apresentadas pelo texto, é INCORRETO afirmar que

a) o desgaste natural das células nervosas é localizado, ou seja, não se difunde; consequentemente, não há prejuízos para a mente.

b) o cérebro, quando maduro, comprovadamente, sofre uma perda em sua capacidade de processamento de novas informações.

c) o cérebro, mesmo com o passar dos anos, não perde a capacidade de manter informações que já se fixaram em nossa mente.

d) a capacidade do cérebro de realizar raciocínios complexos é aperfeiçoada embora aconteça um desgaste natural das células nervosas.

e) a capacidade do cérebro de reter informações recentes é afetada porque é exatamente a parte de nossos neurônios responsável por isso que sofre com o envelhecimento.

02. (Consulplan)
Assinale a alternativa INCORRETA a respeito das relações de coesão do texto.

a) Em “São os menores” (3º§) e em “há outros” (4º§) estão subentendidos os termos “botões” e “neurônios”, respectivamente.

b) Em Eles ajudam” (3º§), o termo destacado retoma o antecedente “alguns pequenos botões”.

c) Em “Mas ele é localizado e circunscrito” (2º§), o termo “ele” retoma o antecedente “o cérebro”.

d) A  expressão “Essa reestruturação” (1º§) retoma a ideia expressa no primeiro período do mesmo parágrafo.

e) Em Eles descobriram” (2º§), o termo destacado retoma o antecedente “Os pesquisadores”.

 

Texto 2

“ONDE ESTOU?”

(Cláudio Manuel da Costa)

Onde estou? Este sítio desconheço:

Quem fez tão diferente aquele prado?

Tudo outra natureza tem tomado;

E em contemplá-lo tímido esmoreço.

Uma fonte aqui houve; eu não me esqueço

De estar a ela um dia reclinado:

Ali em vale um monte está mudado:

Quanto pode dos anos o progresso!

Árvores aqui vi tão florescentes,

Que faziam perpétua a primavera:

Nem troncos vejo agora decadentes.

Eu me engano: a região esta não era:

Mas que venho a estranhar, se estão presentes

Meus males, com que tudo degenera!             (Obras, 1768)

SECCHIN, Antônio Carlos. ANTOLOGIA TEMÁTICA DA POESIA BRASILEIRA – Faculdade de Letras, UFRJ, 1 semestre de 2004.

 

03.(IME) O lugar a que se refere o autor na primeira estrofe é definido e referenciado pelos elementos sublinhados em

a) sítio e contemplá-lo. (versos 1 e 4)                 d) outra e tímido. (versos 3 e 4)

b) prado e natureza. (versos 2 e 3)                      e) natureza e esmoreço. (versos 3 e 4)

c) diferente e tímido. (versos 2 e 4 )

 

Texto 4

 

As coisas mudaram muito em termos do que achamos necessário fazer para manter nossos filhos seguros. Um exemplo: só 10% das crianças americanas vão para a escola sozinhas hoje em dia. Mesmo quando vão de ônibus, são levadas pelos pais até a porta do veículo. Chegou a ponto de colocarem à venda vagas que dão o direito de o pai parar o carro bem em frente à porta na hora de levar e buscar os filhos. Os pais se acham ótimos porque gastam algumas centenas de dólares na segurança das crianças. Mas o que você realmente fez pelo seu filho? Se o seu filho está numa cadeira de rodas, você vai querer estacionar em frente à porta. Essa é a vaga normalmente reservada aos portadores de deficiência. Então, você assegurou ao seu filho saudável a chance de ser tratado como um inválido. Isso é considerado um exemplo de paternidade hoje em dia. (IstoÉ , 22/07/2009)

 

04. (ITA) A palavra “isso” , na última linha do texto, retoma o fato de

 a) as crianças americanas hoje não irem sozinhas à escola.

b) pais americanos tratarem seus filhos saudáveis como inválidos.

c) apenas 10% das crianças americanas irem sozinhas para a escola.

d) venderem vagas para os pais pararem o carro em frente à porta da escola.

e) os pais levarem e buscarem seus filhos até a porta do ônibus que os leva à escola.

Gabarito:

1 – a

2 – c

3 – a

4 – b

Categorias:Português
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