Início > Informações > Universidades Públicas a Distância: Vestibular CEDERJ 2012/2

Universidades Públicas a Distância: Vestibular CEDERJ 2012/2

Inscrições Abertas: Estão abertas as inscrições para o Vestibular do Consórcio Cederj com mais de 06 mil vagas para cursos de graduação a distância das principais instituições públicas de ensino superior do estado do Rio de Janeiro: UENF, UERJ, UFF, UFRJ, UFRRJ, UNIRIO e CEFET. As inscrições devem ser realizadas pela página do Cederj na internet até dia 20 de maio: http://www.vestibular.cederj.edu.br/. A taxa custa R$45 e o seu pagamento deverá ser realizado impreterivelmente até dia 21 de maio, através do boleto bancário a ser impresso a partir da própria página de inscrição no vestibular.
Casos especiais: Alunos do Pré-Vestibular Social que tiverem mais de 75% de frequência e que já concluíram o Ensino Médio terão direito à isenção do pagamento desta taxa. A lista dos alunos do PVS isentos deste pagamento será divulgada 10 de maio, por isso, recomendamos aos alunos do PVS que desejam se inscrever no Vestibular CEDERJ que aguardem a divulgação desta lista para, somente então, realizar sua inscrição. ATENÇÃO: a isenção da taxa não implica a inscrição automática. É preciso que o aluno do PVS se inscreva no Vestibular CEDERJ 2012.2, escolhendo o curso e o polo de graduação onde deseja estudar.
Sobre o Consórcio CEDERJ: Estabelecido há 12 anos, o Consórcio Cederj que reúne as 6 universidades públicas e o CEFET e o Governo do Estado, através da Fundação Cecierj (Centro de Ciências e Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro), da Secretaria de Estado de Ciência e Tecnologia, constitui uma das maiores referências em Ensino a Distância no Brasil,
responsável pelo pioneirismo do Estado do Rio neste assunto. Atualmente, a entidade conta com cerca de 30 mil alunos matriculados. É mais uma oportunidade gratuita e de qualidade para quem deseja ingressar no Ensino Superior.
Cursos, vagas e polos: Estão sendo oferecidas vagas em Administração; Administração Pública; Tecnologia em Sistemas de Computação; Tecnologia em Gestão de Turismo e as várias licenciaturas em: Ciências Biológicas; Física; História; Letras; Matemática; Pedagogia; Química e Turismo. Os cursos são oferecidos em todas as regiões do estado, com o apoio dos 33 Polos Cederj.
Chamamos atenção aos alunos da região metropolitana do Rio para o novo polo da Rocinha, que acabou de ser inaugurado no início deste ano (2012).
O quadro de vagas com o número de vagas por curso em cada polo e a indicação das Universidades que coordenam e diplomam estes cursos, assim como o Manual do Candidato 2012-2 e o Edital 2012-2 estão em anexo.
Vagas Enem – Os candidatos que desejarem concorrer utilizando a nota do Enem 2011 deverão, obrigatoriamente, informar no formulário de inscrição ao Vestibular CEDERJ 2012.2 seu número de inscrição no Enem 2011. O resultado será divulgado no dia 11/6 no site http://www.cederj.edu.br/ e o candidato classificado pelo Enem 2011 será informado desta condição no C.C.I. Caso não obtenha classificação via nota no Enem 2011 o candidato deverá realizar as provas do vestibular no dia 16/6.2
Atenção à Relação Candidato / Vaga: É importante que os alunos residentes nas proximidades de mais de um polo, avaliem cuidadosamente a relação candidato / vaga dos polos escolhidos, pois em alguns casos a concorrência pode ser dramaticamente ampliada ou reduzida, de acordo com esta escolha. Como o exemplo que destacamos melhor no texto “Relação Candidato/Vaga – Vestibular CEDERJ – Orientações”, para o curso de História em Duque de Caxias (Relação Candidato/Vaga 2011 = 17,28) ou em Miguel Pereira (Relação Candidato/Vaga 2011 = 2,84), polos que distam cerca de apenas 01 hora um do outro.
Metodologia: Ao implementar a metodologia de educação a distância, o Consórcio Cederj permite o acesso ao ensino daqueles que vêm sendo excluídos do processo educacional superior público por morarem longe das universidades ou por indisponibilidade de tempo nos horários tradicionais de aula. Os cursos de graduação a distância possibilitam que o aluno estude no local e horário de sua preferência, seguindo um cronograma próprio. Para isso, ele conta com material didático especialmente elaborado, além do apoio de tutoria presencial, nos próprios polos, e a distância, por telefone (0800) ou pela internet. Não há aulas presenciais diárias, mas algumas disciplinas exigem um número mínimo de presença no polo para a execução das aulas práticas de laboratório, trabalho de campo, trabalhos em grupo, além dos estágios curriculares obrigatórios.
Cartão de Confirmação de Inscrição (CCI) e Prova: A prova será realizada no dia 16 de junho de 2012 (sábado), com início às 9 horas e duração de 5 horas, devendo o candidato apresentar-se no local de sua realização com, no mínimo, 1 hora de antecedência (8 horas), sendo os portões fechados às 8h 50min. Os candidatos farão as provas nos municípios dos polos regionais para o qual tiverem se inscrito. O local exato da prova será informado no Cartão de Confirmação de Inscrição (CCI). Os candidatos que tiverem sua inscrição confirmada deverão obter seus Cartões de Confirmação de Inscrição (CCI) no período de 11 a 15 de junho de 2012, exclusivamente na página http://www.cederj.edu.br (e não por Correios!!!) não havendo nenhuma outra modalidade de comunicação para confirmação da inscrição, por parte da Fundação CECIERJ. É necessário, portanto, que no período estipulado, os candidatos acessem o site http://www.cederj.edu.br para poder ter acesso ao seu CCI. Já ocorreu, em outros anos, de candidatos perderem a prova por não saberem seu local de prova, alegando estar aguardando notificação via Correios. Devemos ficar atentos!
Matrículas: De acordo com o cronograma do Vestibular CEDERJ 2012/2, as matrículas ocorrerão entre 11 e 20 de julho de 2012. Só será matriculado o candidato que, de acordo com a legislação em vigor, houver concluído o Ensino Médio ou curso equivalente, perdendo o direito à vaga aquele que não apresentar, no ato da matrícula, prova de escolaridade do Ensino Médio ou equivalente, devendo tal comprovação ser feita mediante apresentação de histórico escolar e certificado de conclusão de Ensino Médio ou curso equivalente, não sendo aceita outra prova de escolaridade, ainda que de nível superior.
É recomendável que o candidato observe as informações contidas no Manual do Candidato 2012-2 e no Edital 2012-2 (ambos em anexo) para maiores detalhes sobre a prova e todos os cursos oferecidos pelo Consórcio CEDERJ. Em caso de dúvidas nesta leitura, recomendamos que os alunos do PVS consultem seu Orientador Acadêmico.

Categorias:Informações
  1. Nenhum comentário ainda.
  1. No trackbacks yet.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: